CEA Informa 19 – Ceaclube

Notícias

CEA Informa 19

CEA REPUDIA PROPOSTA INDECENTE DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS

O CONSELHO DIRETIVO E A DIRETORIA EXECUTIVA DO CEA, EM RAZÃO DE RECENTES NOTICIAS DIVULGADAS NA EMPRESA, PRESTA OS SEGUINTES ESCLARECIMENTOS AOS SEUS ASSOCIADOS:

01) NO DIA 23/06/95 O CEA RECEBEU, ATRAVÉS DE FAX, CORRESPONDÊNCIA DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE OURO BRANCO, NA QUAL O MESMO COMUNICAVA SEU “LICENCIAMENTO” DO CONSELHO DIRETIVO DA ENTIDADE.

NA CARTA CITADA O SINDICATO NÃO EXPLICA CLARAMENTE A SUA DECISÃO. UMA ATITUDE QUE, ALÉM DE DESELEGANTE, É ABSOLUTAMENTE ESTRANHA, JÁ QUE O SINDICATO INTEGRA O CONSELHO DIRETIVO DO CEA JUNTAMENTE COM AÇOS, AEA, COOPAÇO, COOPERAÇO, ATIOB, AAA, TODAS ELAS REPRESENTATIVAS DOS TRABALHADORES/SÓCIOS DA AÇOMINAS.

02) NA EDIÇÃO NO. 739 DO TARUGO O PRESIDENTE DO SINDICATO, AINDA SEM EXPLICAR OS MOTIVOS QUE O LEVARAM A TOMAR TAL ATITUDE, ANUNCIOU PUBLICAMENTE A DECISÃO DA ENTIDADE QUE REPRESENTA, DE LICENCIAR-SE DO CONSELHO DIRETIVO DO CEA.

03) NESTA MESMA EDIÇÃO, O PRESIDENTE DO SINDICATO DÁ CONTINUIDADE A UMA ESTRANHA E OBSCURA CAMPANHA INICIADA À ALGUMAS SEMANAS ATRÁS, PROPONDO A VENDA DAS AÇÕES DA AÇOMINAS (TARUGO NO. 737, 738), SUSTENTANDO QUE “SERIA RELATIVAMENTE FÁCIL PARA NÓS VENDER NOSSOS 20% POR UM PREÇO EM TORNO DE R$200 MILHÕES”.

UMA SEMANA DEPOIS O PREÇO DEFENDIDO PELO PRESIDENTE DO SINDICATO CAI, SEM NENHUMA EXPLICAÇÃO, PARA UM INDEFINIDO “PREÇO JUSTO”.

ANTES QUE O “PREÇO JUSTO” ESTABELECIDO PELO REPRESENTANTE DO SINDICATO CAIA AINDA MAIS, O CEA, NA CONDIÇÃO DE REPRESENTANTE LEGAL DOS EMPREGADOS/ACIONISTAS, COMUNICA QUE, CASO SEJA PROCURADO POR EMPRESA OU EMPRESÁRIOS DISPOSTOS A PAGAR “RELATIVAMENTE FÁCIL” R$200 MILHÕES PELAS AÇÕES QUE ESTÃO SOB SUA GUARDA, TOMARÁ AS SEGUINTES PROVIDÊNCIAS:

A) ANALISARÁ A PROPOSTA, CONSULTARÁ OS ASSOCIADOS, PORQUE AS AÇÕES SÃO DE PROPRIEDADE PRIVADA E SOMENTE PODERÃO SER VENDIDAS COM O DE ACORDO DE CADA UM DOS DONOS DE CADA LOTE DE AÇÃO.

OBSERVAÇÃO – PARA MELHOR ENTENDIMENTO:

PROPOR UMA ASSEMBLÉIA GERAL SINDICAL OU PESQUISA DE OPINIÃO PARA DECIDIR SOBRE ESSE ASSUNTO, É COMO SE O PRESIDENTE DO SINDICATO ESTIVESSE DECIDINDO A VENDA DA CASA DE CADA UM DOS TRABALHADORES DA AÇOMINAS COM BASE NUMA REUNIÃO DIRIGIDA PELO PRESIDENTE E S/ DIRETORIA;

B) SUBMETERÁ A AÇOS, CONFORME PREVISTO NO ESTATUTO DO CEA E POSTERIORMENTE AOS DEMAIS SÓCIOS DO ACORDO DE ACIONISTAS, PORQUE SÃO ELES QUE DETÉM LEGALMENTE O DIREITO DE PREFERENCIA NA AQUISIÇÃO DAS AÇÕES, COMO É DO CONHECIMENTO DO SINDICATO;

C) TOMARÁ AS DEMAIS MEDIDAS LEGAIS QUE VIABILIZARÃO OU NÃO A OPERAÇÃO.

04) COMO PODE SER OBSERVADO, UMA PROPOSTA DESTE TIPO NÃO PODE SER CONCRETIZADA COM A IRRESPONSABILIDADE E A FALSA SIMPLICIDADE PROPOSTA PELO SINDICATO. TRATA-SE DE UM ASSUNTO SOCIETÁRIO QUE ENVOLVE A PROPRIEDADE DE MILHARES DE PESSOAS.

05) ALIÁS, NÃO CONSEGUIMOS ENTENDER O POSICIONAMENTO CONTRADITÓRIO DA REPRESENTAÇÃO SINDICAL, QUE MUDA, NA MESMA VELOCIDADE EM QUE MUDA O PREÇO DAS AÇÕES POR ELA PROPOSTA. ISTO PORQUE, NA EDIÇÃO DO TARUGO No. 729, DE 25/04/95, COMPLEMENTADO PELO TARUGO No 730 DE 03/05/95 (A APENAS UM MÊS), O REPRESENTANTE DO SINDICATO DEFENDE, CATEGORICAMENTE, AS SEGUINTES POSIÇÕES:

TARUGO 729: “POR OUTRO LADO, NINGUÉM TEM O MENOR INTERESSE EM VENDER AS AÇÕES AGORA, QUANDO ELAS NÃO TIVERAM A VALORIZAÇÃO QUE SE ESPERAVA” “E É BOM LEMBRAR QUE AS AÇÕES SÃO UM PATRIMÔNIO, TAL COMO NOSSA CASA, NOSSO CARRO”.

“… SE NÃO VAMOS PAGAR ATÉ O FINAL DE 1997, A INDICAÇÃO É SEGURA-LAS …”

“QUANTO MAIS TEMPO AS AÇÕES FICAREM CONOSCO MAIS ELAS VALERÃO, A MÉDIO E LONGO PRAZOS”.

TARUGO 730 – “É UM PATRIMÔNIO, ASSIM COMO NOSSA CASA, NOSSO CARRO. RENDE SE A EMPRESA DER LUCRO E NÃO RENDE SE A EMPRESA NÃO DER LUCRO”.

– “MAIS AI ESTA A IMPORTÂNCIA DE NOSSAS AÇÕES (…) JÁ PENSARAM SE NÃO TIVÉSSEMOS ESSES 20%? QUEM É QUE IA LIDERAR O MOVIMENTO PARA SALVAR A AÇOMINAS?”

– “QUEM ADQUIRIU AS AÇÕES PENSANDO EM LUCRO DE 2.000% DE UM MÊS PARA O OUTRO ERROU. E NUNCA FOI POR FALTA DE AVISO. NINGUÉM NUNCA PROMETEU MILAGRES COM AS AÇÕES”.

-“COM ESSA AÇÃO RÁPIDA E OBJETIVA DO CEA NINGUÉM ESTA NO SUFOCO, PRECISANDO VENDER AS AÇÕES POR QUALQUER PREÇO PARA QUITAR A DÍVIDA.”

-“MAIS ALGUNS MESES E AS AÇÕES DEVEM SER COLOCADAS EM BOLSA E, COMO ISSO, VALORIZAM-SE. OUTROS MESES MAIS E CONSEGUIMOS MAIORES LUCROS NA EMPRESA, CONSEQUENTEMENTE, MAIS VALORIZAÇÃO DAS AÇÕES. É UM CIRCULO VIRTUOSO QUE PODE NOS BENEFICIAR A TODOS.”

E TEM MUITO MAIS. É SÓ RELER OS TARUGOS CITADOS.

06) ALÉM DE CONTRADITÓRIO E OBSCURO O PRESIDENTE DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS É ESQUECIDO. ELE DIZ QUE NÃO FOI INFORMADO SOBRE O PROCESSO DE ARRENDAMENTO DA FOX. MENTIRA!

NA EDIÇÃO No. 684 DE 26/07/94 DO TARUGO É DITO O SEGUINTE:

– “PARECE QUE ESTÁ ABERTA A FÁBRICA DE BOATOS NA AÇOMINAS. BUSCAMOS INFORMAÇÕES JUNTO A DIREÇÃO DA EMPRESA E FICAMOS SABENDO QUE NÃO HÁ NENHUMA ALTERAÇÃO NO CONTRATO DE ARRENDAMENTO DA FOX PARA A WHITE MARTINS”.

– COMO O TARUGO JÁ ESCLARECEU NA EDIÇÃO No. 644, A FOX FOI ARRENDADA PARA A WHITE MARTINS POR UM PERÍODO DE 25 ANOS, COM OPÇÃO DE COMPRA.

07) AO TENTAR JUSTIFICAR O ROMPIMENTO COM O CEA E SUA DESPROPOSITADA CAMPANHA DE VENDA DAS AÇÕES DOS TRABALHADORES, NUMA DEMAGÓGICA “DEFESA DOS INTERESSES DA CATEGORIA”, O PRESIDENTE DO SINDICATO RECORRE NOVAMENTE A MENTIRA! ELE AFIRMA QUE A EMPRESA SE NEGOU A NEGOCIAR COM O SINDICATO QUESTÕES REFERENTES A MELHORIAS SALARIAIS.

OS FATOS:

TARUGO No. 726 DE 04/04/95: “E QUEM GANHA COM ISSO SÃO OS DOIS LADOS: OS TRABALHADORES E A PRÓPRIA EMPRESA, JÁ QUE ESSE RELACIONAMENTO SÉRIO E MADURO SÓ TRAZ VANTAGENS PARA AMBOS OS LADOS”. ISSO SIGNIFICOU ANTECIPAÇÃO DOS 10% MAIS MELHORIAS NOS PERCENTUAIS DO 13o SALÁRIO.

EM JUNHO/95, APÓS A REALIZAÇÃO DE APENAS DUAS REUNIÕES COM A DIRETORIA DA AÇOMINAS, FATO QUE APURAMOS, O SINDICATO RESOLVEU ROMPER UNILATERALMENTE AS NEGOCIAÇÕES SEM NENHUMA RAZÃO JUSTIFICÁVEL.

IMEDIATAMENTE APÓS ESSE ATO LANÇOU UMA CAMPANHA DE VENDA DAS AÇÕES.

INCOMPETÊNCIA PARA NEGOCIAR? OU MÁ FÉ?

A QUE INTERESSES ESTÁ SERVINDO O SINDICATO?

AO DOS TRABALHADORES OU A INTERESSES INCONFESSÁVEIS?

O TEMPO DIRÁ!!!

08) NO MOMENTO QUE A AÇOMINAS ESTÁ BUSCANDO RECURSOS PARA DIMINUIR SUAS DÍVIDAS, INVESTIR NO LINGOTAMENTO CONTINUO E AVALIANDO A VIABILIDADE DE IMPLANTAR O PERFIS PESADOS;

NO MOMENTO QUE OS SÓCIOS AUTORIZAM A AÇOMINAS A DISPUTAR A MENDES JÚNIOR SIDERURGIA COM OUTROS CONCORRENTES;

ENFIM, NO MOMENTO QUE A EMPRESA ESTÁ SE PREPARANDO PARA ABRIR O CAPITAL E, COM ISSO, OBTER RECURSOS PARA NOVOS INVESTIMENTOS, COM GANHOS PARA OS SÓCIOS E COM REFLEXOS EM TODA A COMUNIDADE, O QUE FAZ O SINDICATO? UMA DESPROPOSITADA CAMPANHA PARA VENDA DAS AÇÕES A “PREÇO JUSTO”. ORA, NOVAMENTE PERGUNTAMOS: A QUE INTERESSES ESTÁ SERVINDO A REPRESENTAÇÃO SINDICAL?

09) AO TOCAR NA QUESTÃO DA VENDA DAS AÇÕES, FATO ESTE QUE SEMPRE NÃO É RECOMENDADO PELO CEA PELOS MOTIVOS JÁ MENCIONADOS NO PRÓPRIO TARUGO, O REPRESENTANTE SINDICAL MENCIONA O PREÇO BAIXO PAGO PELO CEA QUANDO ESTE, ESTATUTARIAMENTE, REALIZA AQUISIÇÃO DE COTAS. É BOM LEMBRAR QUE O CRITÉRIO DE FORMAÇÃO DO PREÇO ESTÁ DEFINIDO NO ESTATUTO DO CEA E SERÁ ALTERADO QUANDO DA ABERTURA DE CAPITAL, FATO ESTE DE CONHECIMENTO DO SINDICATO, QUE TAMBÉM APROVOU O REFERIDO ESTATUTO EM TODAS AS SUAS CONDIÇÕES.

10) PARA FINALIZAR, SALVO NO PERÍODO EM QUE A ATUAL DIRETORIA DO SINDICATO ESTEVE IMPEDIDA DE EXERCER O SEU MANDATO NO CONSELHO DO CEA POR RAZÕES JUDICIAIS CONHECIDAS POR TODOS, A REPRESENTAÇÃO DOS TRABALHADORES PARTICIPOU E REFERENDOU TODAS AS DECISÕES DO CONSELHO DIRETIVO DO CEA, QUE SEMPRE FORAM TOMADAS NA DEFESA DOS INTERESSES DE SEUS ASSOCIADOS E DIVULGADAS ATRAVÉS DOS CEA INFORMA.

ESTAMOS FIELMENTE SEGUINDO OS PRINCÍPIOS PELOS QUAIS NOS NORTEAMOS E APRESENTANDO O RESULTADO DO TRABALHO PROPOSTO AOS ASSOCIADOS, DENTRO DAS DIRETRIZES DO ESTATUTO E DA CARTA DE PRINCÍPIOS DO CEA.

COMPORTAMENTO, ALIÁS, NADA COMUM AOS DEMAGOGOS QUE APRESENTARAM A PROPOSTA INDECENTE DE VENDA DAS AÇÕES.

O CEA É COISA SÉRIA, LEVADO A SÉRIO, POR GENTE SÉRIA.

OURO BRANCO, 28 DE JUNHO DE 1995.

A) DIRETORIA EXECUTIVA DO CEA

CONSELHO DIRETIVO DO CEA