CEA Informa 25
O Conselho Diretivo do Clube de Participação Acionária dos Empregados da Açominas – CEA , através de sua Diretoria Executiva, na pessoa do seu Presidente, informa aos seus associados e a imprensa os seguintes fatos:
Em 09/05/97, o CEA adquiriu a totalidade dos lotes de ações com direito a voto da AÇOS VILLARES( 6,21%) e do BANCO DE CREDITO NACIONAL – BCN( 10%) na AÇOMINAS, correspondentes ao total de 16,21% do capital votante da empresa. Em carta remetida ao Conselho de Administração da AÇOMINAS, datada de 09/05/97, o BCN confirmou a operação. Em “Fato Relevante” publicado pela imprensa em 10/05/97 a AÇOS VILLARES também confirmou a operação acima descrita.
Com esta aquisição o CEA elevou sua participação no capital votante da AÇOMINAS para 36,21%, sendo portanto o maior acionista individual, quer no capital votante total, quer no Grupo de Controle que é composto de 59,1%.
Conforme já informado aos nossos associados, a operação em referência foi realizada ” no melhor interesse da AÇOMINAS e dos associados do CEA “, objetivando ” viabilizar novos investimentos na empresa “.
Desde então o CEA, em uma ação discreta, tem mantido conversas com grupos empresariais do Brasil e do exterior, especialmente adequados aos negócios da Açominas, com notória competência e competitividade no setor, comprovada retidão ética no trato dos negócios e com forte e consolidada posição financeira, visando estabelecer parcerias que permitam a solidificação do Grupo de Controle da empresa. O pressuposto dessas conversas é a adoção, pelos atuais e futuros sócios, de compromissos firmes destinados a fortalecer a AÇOMINAS, modernizar suas estruturas de produção e comercialização, possibilitando a valorização de seu quadro de empregados.
No processo temos resistido às pressões externas, estimuladas pelos falsos aliados da AÇOMINAS e do CEA, cujos objetivos se frustaram quando o CEA exerceu o seu legítimo direito de compra de ações da AÇOMINAS, pertencentes à AÇOS VILLARES e ao BCN.
O resultado das conversas que temos mantido será divulgado tão logo se encerrem as negociações formais, oportunidade em que serão também divulgados seus termos definitivos. Podemos, no entanto, afirmar, desde já, que delas resultarão não apenas a montagem de um projeto de expansão e modernização da AÇOMINAS, como também o fortalecimento da estrutura societária da empresa.
Ouro Branco 26/05/97
Marco Antonio Pepino
DIRETOR-PRESIDENTE
CEA