CEA Informa 31 – Ceaclube

Notícias

CEA Informa 31

O Conselho Diretivo do Clube de Participação Acionária dos Empregados da Açominas – CEA, através de sua Diretoria Executiva, informa aos seus associados os seguintes fatos:

1. Dando continuidade às informações prestadas através do Comunicado CEA nº 30, informamos que foram concluídas as negociações com grupos empresariais, com os quais o CEA manteve tratativas através de sua subsidiária CEA PARTICIPAÇÕES S/A (holding constituída pelo CEA para administrar seus papéis e atrair capitais novos para a AÇOMINAS).

2. Assim, e dentro das características e princípios norteadores do perfil dos parceiros que estávamos procurando, a CEA PARTICIPAÇÕES passou a ter como parceiros em seu capital o GRUPO GERDAU (o maior fabricante de produtos siderúrgicos no setor de longos do Brasil) e o Consórcio NATSTEEL – liderado pela NATSTEEL LIMITED (um dos maiores grupos de Cingapura) e com participação ainda da MARUBENI (uma das maiores corporações do Japão) e da SSB (a maior fabricante de vergalhões e fio máquina da Malásia).

3. Paralelamente, foram promovidas gestões junto aos antigos parceiros dentro do Grupo de Controle da AÇOMINAS, quais sejam a DOCENAVE (CVRD), a Agropecuária Senhor do Bonfim e, ainda, com o sócio BDMG (Governo do Estado de Minas Gerais), para que os novos parceiros do CEA, em sua holding CEA PARTICIPAÇÕES, passassem a compor como membros efetivos o referido Grupo de Controle, o que se concretizou em 18.06.1997.

4. Resolvido este passo na reorganização societária da empresa, deu-se seqüência ao Plano de Capitalização da AÇOMINAS, através da realização da Assembléia Geral Extraordinária de 09.07.1997, na qual se deliberou pelas autorização de aumento de capital, inicialmente na ordem de cerca de US$ 200 milhões, que serão utilizados para a conclusão do saneamento financeiro da AÇOMINAS e para o Plano de Investimentos, que está sendo proposto para o Conselho de Administração com três etapas básicas:

  • Etapa A: com início previsto para logo após o término do prazo da capitalização, compreendendo o sistema de sub-lança, o lingotamento contínuo de tarugos e o sistema de injeção de finos de carvão, e demais modernizações. São investimentos destinados à redução de custos e aumento de competitividade;
  • Etapa B: onde serão efetuados investimentos para a verticalização da linha de produtos da AÇOMINAS;
  • Etapa C: onde serão efetuados investimentos para o aumento de produção.

5. O Plano de Investimentos, consideradas as três etapas, tem previsão de realização nos próximos 5 anos, consumindo recursos na ordem de US$ 500 milhões. A sua análise, aprovação e implementação será submetida ao Conselho de Administração, após o encerramento da atual etapa do processo de capitalização, o que deverá se dar em agosto/97.

6. Finalizado este processo, pelo qual o CEA visou o fortalecimento da estrutura societária da AÇOMINAS e, ainda, a viabilização de um projeto de expansão e modernização da empresa, não podemos deixar de externar o nosso agradecimento à todos aqueles que confiaram na capacidade da AÇOMINAS e de seus EMPREGADOS, PARCEIROS SÓCIOS, DIRETORES e DEMAIS COLABORADORES, na busca incessante de uma empresa ágil, eficiente e competitiva, e da qual iremos colher os frutos que tanto desejamos.

Ouro Branco, 25 de julho de 1997.

Marco Antônio Pepino

DIRETOR-PRESIDENTE

CEA