20 anos da Gerdau Açominas DOM LUCIANO MENDES DE ALMEIDA – Ceaclube

Notícias

20 anos da Gerdau Açominas
DOM LUCIANO MENDES DE ALMEIDA

Jornal O Tempo

Domingo, 02 de Julho de 2006, 00h01


Na última quarta-feira, 28 de junho, celebrou-se em Ouro Branco a data festiva de 20 anos de realizações da Gerdau Açominas.

Na ocasião, compareceu o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado de vários ministros e autoridades. Enorme salão acolhia milhares de funcionários e convidados da região, prefeitos, deputados e secretários.

Desde que cheguei a Mariana, há 18 anos, tenho podido acompanhar os trabalhos e empreendimentos das empresas mineradoras que garantem o emprego de grande parte da população.

Foram apresentados pelo presidente da Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, os avanços e conquistas dos últimos anos, gerando um notável acréscimo de produção e oportunidades de trabalho.

É o momento de recordar, ao lado da Gerdau, o ingente esforço da Açominas na superação das dificuldades e na estabilização da empresa, tendo à frente o atual vice-presidente, Luiz André Rico Vicente, bem como o empenho na articulação dos funcionários, representados por Marco Antônio Pepino.

Na época mais crucial, os próprios funcionários abriram mão de certas vantagens para alcançar, com constância e competência, os atuais rumos da empresa que tanto honra a nossa região e o Brasil.

Outros, sem dúvida, poderão apresentar os números indicadores do desenvolvimento e as metas obtidas de modo surpreendente. Gostaria de chamar a atenção sobre três aspectos de grande alcance humanitário.

O primeiro é o ambiente de amizade e sincera cooperação entre dirigentes e funcionários, o que permite levar adiante os trabalhos num clima de verdadeira concórdia.

Outro aspecto é muito belo e demonstra a preocupação permanente da empresa em cuidar do ambiente social da região. Surgiram assim notáveis obras.

Há mais anos, foi aberto o Centro Terapêutico do Bom Pastor, que recebe pessoas do sexo masculino com dependência química e exerce atividades de efetiva recuperação. Nesta semana passada, acaba de ser inaugurado o Centro de Triagem para acolher mulheres que padecem de dependência química.

É um lugar de dedicação, auxiliado pela presença de voluntários. Outra obra que representa um serviço de verdadeira caridade é o Centro Frederico Ozanam, para idosos homens e mulheres, solicitado pela comunidade e atendido com rapidez e eficiência pelo presidente da Gerdau Açominas.

Vale a pena visitar esta casa ampla, com todos os serviços, e especialmente com atendimento cordial que dá gosto constatar. Há outras iniciativas na mesma dimensão social. O terceiro aspecto é o mais recente.

Ouro Branco tem muitos jovens que todas as noites viajam para cursos em outras cidades. O prédio de administração da Gerdau Açominas foi oferecido para que a comunidade universitária possa encontrar os cursos em sua própria cidade.

A nova unidade será federal, ligada à Universidade Federal de São João del Rei. A notícia alegrou a todos. São 20 anos profícuos. Deus há de abençoar estes esforços que dignificam a pessoa humana.

Dom Luciano Mendes de Almeida é arcebispo metropolitano de Mariana